[GUIA] Pontos de Ação
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Pontos de Ação
I. INTRODUÇÃO
Aqui, no RPG, o uso de um Narrador é facultativo e a jornada do personagem pode ser narrada pelo próprio jogador de modo completamente independente, mas com certas limitações. A forma que a Administração encontrou para impor esse controle foi o uso de Pontos de Ação. Estes Pontos de Ação são uma forma de mensurar e ao mesmo tempo limitar a progressão de um jogador que está agindo "por conta própria". Todo o jogador recebe a mesma quantidade semanal de 10 Pontos de Ação, os quais poderão ser gastos da forma que achar melhor. Inclusive o jogador poderá solicitar até mesmo estes Pontos atrasados de semanas em que esteve inativo, desde que o valor total se mantenha dentro do limite acumulado de 50 Pontos de Ação por Personagem. A seguir acompanhe algumas ações independentes permitidas e as quantidades de pontos que elas utilizam.
II. PROGRESSÃO
A Progressão do Personagem pode ser definida como a capacidade de um personagem percorrer o mapa através dos caminhos que estejam à sua disposição a partir do ponto atual onde se localize. Este trajeto pode ser feito à pé, com um meio de locomoção pessoal, como patins, bicicleta, skates e etc., com o auxílio de um Pokémon por terra, água ou mar ou através de meios de transportes de massa, quase sempre pagos. Cada uma dessas formas de locomoção possuem uma distância percorrida diferente para uma mesma quantidade de Pontos de Ação utilizados, da mesma forma que diferentes Rotas possuem uma quantidade de Pontos específica para que elas sejam atravessadas (Lê-se "atravessar rota X" como deixar um Ponto A, entrar e sair de uma Rota X e chegar no Ponto B). Esses requisitos de Pontos são descritos no tópico de ambientação de cada Rota.
Atravessar uma Rota à pé é a forma mais simples e a relação é de 1:1 entre os pontos necessários para atravessá-la e os pontos que efetivamente gastará para esta ação.
Atravessar uma Rota sobre um meio de transporte pessoal ou um Pokémon, por terra e água possui uma progressão com relação 2:1. Ou seja, é possível atravessar um trajeto que "custa" até dois Pontos de Ação pelo custo efetivo de apenas um Ponto de Ação.
Atravessar uma Rota sobre um Pokémon voando possui uma progressão com relação 3:1. Ou seja, é possível atravessar um trajeto que "custa" até três Pontos de Ação pelo custo efetivo de apenas um Ponto de Ação. Entretanto, os deslocamentos através de Fly devem respeitar as Flying Routes descritas no guia de RIDE, SURF, FLY DIVE.
IMPORTANTE: Além do requisito de Pontos de Ação, para atravessar uma Rota de maneira independente, por terra ou pela água, são necessários pelo menos 10 posts de cada personagem presente. Também é obrigatório realizar um sorteio de Pokémon Selvagem, com o Lançamento do Dado correspondente a um dos Biomas da Rota Atual, a cada 5 posts. O Sorteio lhe trará duas possibilidades de resultado: na primeira possibilidade você não encontrará nada, é apenas um alarme falso, e o personagem poderá seguir adiante sem necessitar de uma batalha e sem perder mais Pontos de Ação. Já na possibilidade de encontrar um Pokémon Selvagem o personagem terá de enfrentar a criatura, gastando com isso 1 Ponto de Ação extra, mas possuindo a chance de apressar-se em conseguir os 10 posts necessários para passar pela Rota apenas com os posts da batalha. Se no momento em que alcançar o post do sorteio o personagem não tiver Pontos de Ação necessários para uma batalha, terá seu progresso interrompido até que uma nova semana se inicie e mais pontos sejam adicionados.
III. COMBATES E CAPTURAS
Assim como a Progressão pelo Mapa, no RPG são necessários Pontos de Ação para que consiga entrar em uma batalha contra um Pokémon Selvagem, um NPC ou contra outro Player. Entretanto, cada tipo de combate necessitará do uso de uma certa quantidade de Pontos de Ação. Além disso, em batalhas contra Selvagens são gastos mais Pontos de Ação para cada captura bem-sucedida, além dos Pontos gastos com o Encontro em si. Veja abaixo alguns tipos de "custos" em Pontos de Ação para Combates:
Batalhar contra um Pokémon Selvagem: 1 Ponto de Ação
Batalhar contra um NPC com até 2 Pokémon: 1 Ponto de Ação
Batalhar contra um NPC com 3 ou 4 Pokémon: 2 Pontos de Ação
Batalhar contra um NPC com 5 ou 6 Pokémon: 3 Pontos de Ação
Batalhar contra um Player com qualquer quantidade de Pokémon: 3 Pontos de Ação
Capturar um Pokémon Selvagem: 1 Ponto de Ação
Realizar uma troca com outro Player: 2 Pontos de Ação
IMPORTANTE: Além do custo em Pontos de Ação, é permitido até três encontros por Rota, entre Pokémon Selvagens e NPCs. Já as Batalhas PvP são liberadas, desde que possua Pontos de Ação suficientes para tal.
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