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[GUIA] Treinos Livres e Bônus de Stats

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Mensagem por Rotom Phone Qui Jul 02, 2020 2:29 am

Treinos Livres e Bônus de Stats


I. TREINOS LIVRES

Além de Batalhas, Apresentações de Contest, uso de itens e do Day Care, há uma outra forma de aumentar a experiência de um Pokémon, os chamados Treinos Livres. Nos Treinos Livres, o jogador buscará livremente, comandar seus companheiros em uma série de atividades que visarão a melhoria do desempenho do Pokémon. Caberá inteiramente ao treinador planejar estas atividades, que apesar de serem uma forma de ganhar experiência fora de batalha, também podem envolver uma simulação de combate, seja contra uma rocha, uma árvore, um objeto artificial ou até mesmo entre duas criaturas de um mesmo treinador. Como foi dito, caberá inteiramente ao jogador planejar esse Treinamento, mas no momento em que ele se iniciar, é de responsabilidade do narrador avaliar o processo e direcionar o treinador e seus Pokémon, indicando se o desempenho das atividades está sendo satisfatório ou não.

Um dos objetivos do Treino Livre é recompensar os Pokémon envolvidos com Experiência, mas também é um requisito para a conversão de EVs em Pontos de Bônus de Stats, como será explicado posteriormente; Quanto à experiência, ela será igual a 150% da quantidade de experiência que este Pokémon receberia ao derrotar um Pokémon Selvagem de mesmo nível que o seu, podendo esta quantidade chegar a até 175% do valor comum (150% do treinamento + até 25% de Bônus Narrativo), dependendo da avaliação do narrador acerca do desempenho deste Treinamento. Além disso, será possível adquirir também uma certa quantidade de Happiness, decidida pelo narrador, no momento do Treinamento, mas com base na Tabela de Happiness fornecida no guia específico de Happiness. Entretanto, uma interação ruim entre os envolvidos poderá resultar em um decréscimo de Happiness, principalmente se o treinador levar seu Pokémon a um estado extremo, mesmo depois de sinais claros de exaustão. (Ver mais sobre a HAPPINESS)

Exclamation IMPORTANTE: 150% ou 175% de Experiência (com o Bônus Narrativo incluído) corresponde a um Treinamento sem qualquer tipo de Bônus de Nível do Personagem. Este Bônus deverá ser somado de acordo com o perfil do Personagem, o tipo do Pokémon que está sendo treinado e a distribuição de seus Bônus em relação aos tipos de Pokémon (Ver mais sobre em BÔNUS DE NÍVEL DE PERSONAGEM)

Como foi dito, cabe ao narrador avaliar o desempenho do treinador e de seus Pokémon durante o Treinamento, podendo até mesmo deduzir HP do Pokémon durante as atividades se estiver exaurindo-se em demasia ou se em algum momento, uma falha no decorrer das ações o leve a se ferir. Em geral, o Treinamento dura uma página de postagens para gerar algum resultado, podendo ser mais curto que isso ou mais longo. Entretanto, deve-se ter em mente que o Bônus Narrativo de até 25% será proporcional ao empenho do jogador nas atividades. Um Treinamento mais curto precisará ser muito bom para recompensar bem, assim como um treinamento mais longo não resulta necessariamente em recompensa maior se não houver qualidade em sua execução.

Exclamation IMPORTANTE: O fim do treino é decidido pelo próprio jogador. Ele se inicia quando o jogador deixa claro, seja em ON ou OFF que o treino de fato começou e encerra-se quando o jogador deixa claro, em ON ou em OFF, que encerrou-se. Nenhum Bônus deve ser dado apenas na conclusão de uma página de treinamento. A experiência não é contada por página e sim numa avaliação do desempenho do treino como um todo, independente do número de páginas que ele teve. Além disso, é possível fazer apenas um Treino Livre por Rota.


II. DISTRIBUIÇÃO DE BÔNUS DE STATS

No RPG, assim como nos jogos originais, os Pokémon derrotados contribuem com os chamados Effort Values ou simplesmente EVs, valores que são atribuídos a Stats específicos dos Pokémon e que contribuem para o valor final deste Stat numa razão de 1 Ponto de Stat para cada 4 EVs que o Pokémon possuir naquele Stat. Entretanto, diferente dos jogos, os EVs no RPG não são aplicados diretamente ao Pokémon e sim ao Personagem! Toda a vez que um Pokémon é derrotado ele dará uma quantidade de EVs dependendo do estágio evolutivo desta criatura e da classificação como Pokémon comum ou lendário. Já o Personagem poderá acumular um total de 120 Pontos de EV por vez, quando não receberá mais novos pontos até que estes 120 tenham sido devidamente distribuídos entre seus Pokémon.

Os Pontos de EV são distribuídos através de Treinos Livres. Basta que o Personagem faça um Treino Livre de pelo menos uma página completa e ele terá acesso a distribuir todos os Pontos já acumulados até o momento. Entretanto, dependendo da Classe deste Personagem, o ganho e a distribuição possuem valores diferentes e que serão explicitados a seguir. Da mesma forma, há um limite percentual de aumento dos Bônus de Stats em relação ao Valor Base do Stat de um Pokémon baseado puramente no Level deste Pokémon, chegando a um valor máximo correspondente a 100% do Valor Base daquele Stat. Para estas distribuições, é importante estar atento às regras particulares de cada Classe:

Exclamation IMPORTANTE: É importante informar de antemão que no RPG o Stat de HP não pode ser melhorado de qualquer forma.


Ganho de EVs

🔹 Treinadores/Coordenadores e Criadores recebem 1 Ponto de EV por cada Pokémon Comum de Estágio Básico derrotado, 2 Pontos de EV por cada Pokémon Comum de Primeiro Estágio Evolutivo ou de Estágio Único derrotado, 3 Pontos de EV por cada Pokémon Comum de Segundo Estágio Evolutivo derrotado e 20 Pontos de EV por cada Pokémon Lendário derrotado.

🔹 Pesquisadores recebem 2 Pontos de EV por cada Pokémon Comum de Estágio Básico derrotado, 3 Pontos de EV por cada Pokémon Comum de Primeiro Estágio Evolutivo ou de Estágio Único derrotado, 4 Pontos de EV por cada Pokémon Comum de Segundo Estágio Evolutivo derrotado e 30 Pontos de EV por cada Pokémon Lendário derrotado.


Distribuição de EVs

🔹 Treinadores/Coordenadores "consomem" 3 Pontos de EV para aumentar 1 Ponto de Bônus de Stats de um Pokémon.

🔹 Criadores e Pesquisadores "consomem" 5 Pontos de EV para aumentar 1 Ponto de Bônus de Stats de um Pokémon.


Limites de Bônus de Stats

Há dois tipos de restrição na Distribuição de Bônus de Stats para um Pokémon. A primeira é em relação ao Base Stat Total ou BST: Pokémon Babies só podem aumentar seus Stats até 500 BST, independente da forma como distribuiu esses Bônus entre os Stats. Já Pokémon Comum tem um limite de 700 BST. E por fim, Pseudo-Lendários possuem um limite de 900 BST. Já em relação ao Level do Pokémon, a distribuição se dá da seguinte forma:

🔹 Nível 1 a 10: Bônus de Stats Máximo de 10% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 11 a 20: Bônus de Stats Máximo de 20% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 21 a 30: Bônus de Stats Máximo de 30% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 31 a 40: Bônus de Stats Máximo de 40% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 41 a 50: Bônus de Stats Máximo de 50% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 51 a 60: Bônus de Stats Máximo de 60% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 61 a 70: Bônus de Stats Máximo de 70% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 71 a 80: Bônus de Stats Máximo de 80% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 81 a 90: Bônus de Stats Máximo de 90% de em relação ao Valor Base de cada Stat
🔹 Nível 91 a 100: Bônus de Stats Máximo de 100% de em relação ao Valor Base de cada Stat

Exclamation IMPORTANTE: Os Limites descritos acima, como esperado, não podem desrespeitar as regras sobre o Base Stat Total descrita anteriormente. Além disso, é possível que no momento de uma evolução haja um incompatibilidade dos Bônus de Stats já distribuídos. Nesta ocasião, caberá ao narrador identificar o problema e solicitar uma redistribuição dos pontos excedentes. Além do mais, os limites percentuais de Bônus baseado no Level do Pokémon devem ser sempre arredondados para cima em caso de resultado decimal.




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